25.3.15

Primavera? Onde andas?



Con esta receta participo en el 2º Aniversario del Reto de Cocineros de del Mundo.


Ya no es la primera vez que participo en los retos. Desde los primordios del blog, que sempre que he podido he intentado participar. Me acuerdo incluso de la primera receta que hice y la ilusión que me ha hecho haber sido ganadora... Él tiempo no es mi mejor amigo, y las chicas, Victoria y la Eva, saben que siempre me voy peleando con él. Por eso y porque está de cumple, aquí estoy yo, con una receta muy sencilla, pero que pide a gritos que llegue la Primavera!


Chicas, FELICIDADES!! Y enhorabuena por el trabajo que habéis hecho y espero que lo continuéis durante muchos más años! 







Voltemos ao português, porque o castelhano ainda me falta muitas vezes e, como não quero dar pontapés na gramática assim será muito mais fácil, né? Ainda que possa cometer alguns erros, porque isto de pensar em diferentes idiomas põe o Tico e o Teco em parafuso. Adiante... (risos)


Há muito tempo atrás, isto quase parece a um conto para crianças, quando criei este blog, descobri a comunidade do Google+ com o nome Cocineros del Mundo. Cada mês criavam um desafio e eu sempre que podia participava.  As coisas foram-se complicando e os miúdos foram crescendo, obrigando que o tempo que dispensava a este cantinho ficasse muito mais reduzido que aquilo que eu gostaria.

Por esse motivo e porque a comunidade está de parabéns, aqui estou eu numa tentativa de chamar a Primavera. Sim porque eu não sei muito bem onde anda, porque a visão da minha janela, é muito branca.... Vou colar umas flores para me animar a vista!! (risos).


Ora o desafio é criar receitas que anunciem a Primavera. Pois bem... Flores não há por estes lados, e a única coisa que me faz lembrar a Primavera, é mesmo ver a zona das frutarias apinhadas de morangos. 

Já andava com a receita acomodada na minha memória há uns tempos, mais precisamente desde que às minhas mãos veio parar um livro de receitas oferecido por uma marca de massa folhada e afins... 

Não usei a massa folhada, não fiz a tarte que sugeriam e como já é hábito em mim, compliquei uma coisa simples! Já é defeito, que lhe vou fazer? E não me posso contrariar que fico rabugenta... (risos).

Troquei a massa folhada por massa filo e em lugar da tarte fiz uns canudos com a dita, recheando com um Chiboust de Mangericão.







O Chiboust é uma preparação muito comum na pastelaria francesa. Descobri-o por primeira vez num programa que havia num canal espanhol e fiquei com aquilo na cabeça de um lado para o outro. Trata-se pois de uma creme pasteleiro, ao qual se adiciona um merengue para dar alguma estabilidade.


Ora como eu sou uma naba com os merengues, decidi fazer a mesma coisa e substituir o merengue, por natas batidas, para aligeirar o creme pasteleiro. O contraste com o couli de frutos vermelhos é simplesmente delicioso, e agora que tenho brinquedo novo na cozinha, já não me importo de por coulis em todo o lado.


São umas colheres muito originais e que foram criadas por um chefe pasteleiro. Chamam-se Déco Spoons e são de facto uma maravilha... Bem depois de ver os vídeos de gente que sabe usá-las, podem fazer-se obras de arte. Eu fico pelos gatafunhos e desenhos abstractos!


O resultado de tudo isto? Uma nuvem de aromas frescos e perfumados.




Canudos de Massa Filo com Chiboust de Mangericão






Ingredientes:

- Massa filo q.b (ou um rolo de massa folhada de compra)
- Manteiga derretida e fria


Para o Chibouste de Mangericão:

- 500 ml de leite gordo
- 2 gemas
- 30 gramas de farinha de trigo
- 20 gramas de amido de milho (Maizena)
- 80 gramas de açucar
- 20 folhas de mangericão (usei duas colheres de sopa de folhas picadas congeladas)
- 250 ml de natas MG=35% + 1 colher de açucar em pó
- Coulis de Frutos Vermelhos
( Para fazer um coulis, colocamos os frutos vermelhos num recipiente, mais ou menos 100 gramas, juntamos 50 gramas de açucar, um pouco de água e um pouco de sumo de limão. Levamos ao lume, ou ao microondas e deixamos ferver durante aproximadamente 5 minutos, Trituramos e coamos. Deixamos arrefecer. Se a textura for muito espessa, juntar um pouco de água.)


Execução:

Aquecer o leite juntamente com o mangericão. Deixar infusionar enquanto arrefece e coar.

Misturar o açucar com as farinhas e juntar as gemas de ovo e bater bem. Adicionar o leite e mexer lentamente, sem bater. Colocar num tacho e levar ao lume, mexendo sempre, Deixar que ferva e assim que tenha engrossado (ao passar a colher de pau, deixa um rasto no fundo do tacho), retirar e deixar arrefecer como minímo 3 horas.

Depois de frio e justo antes de rechear os canudos, ou a tarte, bater em chantilly a nata e envolver suavemente neste creme. Para rechear os canudos usar o saco pasteleiro usando um bico da nossa preferência.


Para fazer os canudos de massa filo, untar uma folha de massa com manteiga e dobrar ao meio. Normalmente o tamanho é de uma folha A4. Voltar a pincelar com manteiga e dobrar ao meio, formando um rectângulo mais pequeno.

Cortar este rectangulo em tiras de 3 cm de largura, aproximadamente, e enrolar sobre os tubos de pastelaria. Levar ao forno a 180ºC, em posição vertical, até que estejam dourados.

Retirar do forno com cuidado e deixar arrefecer. Depois de frios, rechear com o Chiboust e decorar com morangos e acompanhar de Coulis.

*Nota da Mamã: A receita original é uma tarte de creme de pasteleiro de mangericão e morangos. Para isso só há que cozer um rolo de massa folhada a branco e depois de frio rechear com o creme pasteleiro. Decorar com morangos e polvilhar com açúcar em pó.







Admito que sou um bocadinho trapalhona, mas a massa filo é a culpada, porque é muito complicadinha de trabalhar. A minha ideia inicial era fazer uns cones, mas aquilo ficou apresentável. Acabaram por ser canudinhos que se mantiveram direitinhos para apresentação. 


O creme de pasteleiro com mangericão é simplesmente delicioso. Achei que simples era um pouco massudo, mas o resultado melhora quando adicionamos as natas batidas. Parece uma nuvem de aromas frescos e perfumados!


Enquanto preparava as fotos, só ouvia a minha filha: Uau Mãe, que giro! Ou seja, prova superada!
Agora só falta mesmo superar mais uma e com ela esperar que a Primavera chegue!


Se a virem por aí, digam-lhe que passe por aqui também!

9 comentários:

  1. Gosto muito de massa filo logo essa sugestão me agrada
    Ficaram bem lindos
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de massa filo, São!
      E neste caso, ficou muito bem!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Que partecipação ão sedutora. Gostei muito Mena.

    Boa sorte linda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Mena,

    estás cá uma pasteleira das grandes, que máximo essa colher, vou já ver que coisa é essa.
    Por cá é mais ventos fortes daqueles bem fortes do que possíveis sinais da Primavera, temos que saber esperar mas que já vinham uns dias quentes já.
    Adoro massa filo, ai muito mais que massa folhada, claro é um pouco complicada de trabalhar, aquilo é tão fino, mas acho que compensa sempre o resultado.
    Esse creme deve ser muito bom, e com o contraste da massa mais guloso se deve tornar, já estou com uma ataque de gulodice.
    Tudo que fazes fica lindo Mena :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sandrita, qual pasteleira! Trapalhona e cada vez mais..
      Não me fales em ventos.. Que olho pela minha janela e vejo remoinhos de neve la fora... Um suplício!
      Nao sei se por Portugal se encontram, mas tu pesquisa e já vais ver que lhes achas piada!
      E quanto à massa filo.. é mesmo complicada, mas vale sempre a pena!
      O que eu gosto quando tu te queixas dos ataques de gulodice!
      Beijinho triplicado

      Eliminar
  4. OPois mana Bundette, deixa lá a Primavera que não vem e continua a fazer estas tuas maravilhas que isso é que é importante.
    Boa escolha e linda participação esta tua e o teu "chimenoust", embora não seja o original, há-de ser dos deuses com certeza. É preciso é que haja imaginação e a ti não te falta mana linda.
    Um beijinho aos 3,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Hola Sandra, me encanta tu receta, estoy contigo la pasta philo es dificultosa, pero qué bien queda, bssss

    ResponderEliminar
  6. Hola chica de la Siberia
    Pronto agora vai ser mesmo coulis por todo o lado, a juntar ao creme fraiche.
    Adorei a tua versão, ficou maravilhosa.
    A tua filha disse uau mãe que giro? Em português?
    Beijinhos para todos

    ResponderEliminar