25.9.14

Vai um Biscotti?

E hoje é quinta feira....

Sim sim, isso mesmo! O que significa dia de folga! 

Desde que os miúdos chegaram de férias que eu ainda não tinha assentado.... Tem sido uma roda viva cá por casa e não tenho parado.... O cansaço esse é que decididamente não me deixa! E se a isto juntamos que o Verão já se acabou e não tarda a paisagem começa a mudar, digamos que me deixa mais desmotivada.

É que se ainda houvesse Outono por estes lados, a coisa ainda se compunha, mas como não tarda vou ter tudo branquinho, já começo a stressar com antecipção. Enfim....

E mesmo em cima do tempo, do #Vamos Fazer Bolachas, do Blog Cravo e Canela - Uma Cozinha do Brasil, que este mês nos desafia a fazer Biscotti, aqui estou eu com uns biscoitinhos para o lanche.

Eu gosto de bolachas! E de bolachas, e de bolinhos, agora estes Biscotti, são outra coisa! Já os tinha visto por outros blog's, já os tinha visto nos meus livros e chegou por fim o dia de os colocar na latinha. Sim porque o pequeno, noutro dia muito zangado, mostrava como a lata estava vazia.








O pequeno hoje não quis conversa comigo, mas a pequena enquanto eu tirava as fotografias lá se pôs à frente da máquina, como pedindo uma foto! E como eu nunca resisto a estes meus modelos, não podia deixar de partilhar, porque eu sou gulosa, mas esta pequena ainda é mais!




Biscotti de Chocolate e Laranja
(receita retirada do livro Le Grand Livre Marabout de la Pâtisserie Facile - 600 recettes, pág.233)






Ingredientes:*

- 220 gramas de açúcar
- 2 ovos
- 200 gramas de farinha
- 50 gramas de farinha com fermento
- 25 gramas de cacau em pó 
- 165 gramas de casca de laranja cristalizada

* Fiz só metade da receita usando apenas 50 gramas de cascas de laranja e adicionei 50 gramas de amêndoa sem casca.

Execução:

Pré aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e reservar.

Bater o açúcar com os ovos até que a mistura seja homogénea. Incorporar as farinhas, o cacau, as cascas de laranja finamente picadas e as amêndoas.

Deitar a massa sobre uma superfície de trabalho enfarinhada e amassar até obter uma massa lisa. Formar dois rolos e achatar ligeiramente. (No meu caso, só fiz um rolo).

Levar ao forno durante 30 minutos. Retirar e deixar arrefecer durante 10 minutos.

Cortar os rolos, com uma faca de serra, em fatias de 5 mm, colocando a faca numa posição oblíqua ao tronco.

Colocar no tabuleiro e levar novamente ao forno, a 150 ºC, durante 30 minutos, virando as fatias a meio da cozedura.

Retirar do forno e deixar arrefecer sobre o tabuleiro.







Se há bolachas bonitas, os Biscotti não o são!!! Mas como são de chocolate, fechamos os olhinhos e esquecemo-nos que não são bonitos.


Adoro estes bolinhos rusticos, que ajudaram a encher mais uma vez a latinha, e nos farão companhia na hora do chá.






Mas o mais bonito foi ver que quase desapareciam, como que por arte de magia, antes da segunda cozedura. Quando se tira alguma coisa do forno, é sinal que está pronto. Como fazer entender isso a dois pequenos gulosos??


Vai um Biscotti?

14 comentários:

  1. Mena, estes teus biscotti estão uma perfeição, tanto no aspecto como no sabor.
    Adoro a combinação de laranja com chocolate mas não sou muito dada a frutas cristalizadas, pelo que, adorei a inclusão das amêndoas.
    Em relação à modelo não podias ter escolhido melhor. Parabéns pela tua linda princesa! O meu é bem mais pequenino e delirou com os biscotti! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu reduzi muito na laranja! E se sabia tinha posto so uma raspa!!!
      Ui aqui em casa foi o delirio!!!!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Vai pois!
    E uma beijoca enorme para recuperares energias :D
    Escusado será dizer que esse pecado ficou com um aspecto divinal!
    Beijocas!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Um pecadinho pequenino, Claudia!!
      Um beijinho grande para ti!

      Eliminar
  3. Que delicia de biscoitos.
    A tua filhota está linda linda.

    Beijinhos,

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  4. Adorei o novo layout do blogue! :) Mesmo giro!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Eu cá acho-os bonitinhos... e ainda por cima de chocolate e laranja... hummm. A beleza não está só no olhar :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Mena!
    Pois essa tua modelo é linda!!
    E tens razão, os biscotti não são as bolachas mais bonitas, mas sabem tão bem, mergulhados no chá ou café!
    Quanto ao tempo não desanimes...não tarda vem a Primavera outra vez!
    Beijinhos!
    Lena
    Cooking

    ResponderEliminar
  7. Os teus biscotti ficaram lindos Mena, apesar de os achares pouco fotogénicos firam bem na fotografia eheh!
    A tua filhota também é linda!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Mena! Eu estava como tu, um dia iria fazer mas nunca mais saíam da lista. Ainda bem que este desafio me deu a oportunidade pois realmente eles são um vício que vão se tornar mais habituais por aqui. Adorei a tua combinação de sabores, chocolate e laranja, nham!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Devem ser muito bons. Vou ter de experimentar estes Mena (tem chocolate ;) ).
    Muito obrigada pela tua participação, como sempre deliciosa.
    Bjnhos,
    manela

    ResponderEliminar
  10. Siempre es un placer venir, hoy es doble por la belleza de tus fotos y el rostro hermoso de esa linda niña!!! que bien acompaña a esta dulce receta. un cariñoso saludo. (mi silencio no ha significado mi ausencia).

    ResponderEliminar
  11. A mudança de tempo deixa-nos a todos menos motivados!
    Mas estes lindos biscottis fazem logo pensar noutra coisa! E com uma modelo tão bonita estás cheia de sorte! :)
    Adorei os ingredientes! Adoro a junção de chocolate e laranja!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  12. Ehehe,
    Lá se iam os biscotti sem a segunda cozedura, lol!!
    Adoro chocolate com laranja e adoro biscotti e estes são perfeitos e já lanchava uns quantos. Ainda bem que a linda modelo se põe à frente da máquina, pois os posts ficam sempre muito mais lindos com uma fotozinha dessa linda modelo.
    Beijinhos grandes aos 3,
    Lia.

    ResponderEliminar